Os estudantes aprovados na Universidade Federal de Santa Maria(UFSM), pelo Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu), para ingresso no segundo semestre, não poderão concorrer ao benefício socieconômico (BSE) e consequentemente se candidatar a uma moradia nas Casas do Estudante (Ceu's) da UFSM. É o que anunciou a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Segundo a pró-reitora adjunta, Angélica Medianeira Iensen, a decisão pelo adiamento dos editais ocorre por causa da indefinição sobre o término do primeiro semestre, ainda em andamento.
VÍDEO: UFSM continua sem previsão de retorno de aulas presenciais
Conforme Angélica, a Prae aguarda uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), conselho superior da instituição, que deve definir questões relacionadas à finalização do semestre em andamento, inicio do segundo semestre letivo e sobre a manutenção ou não de atividades de ensino remotas. Só após a reunião, que ainda não teve data divulgada, é que um novo edital deve ser lançado. Até lá, aos estudantes aprovados na instituição, resta esperar.
- A orientação para os que foram aprovados e para os que já moravam na casa do estudante antes é que não retornem, que não venham para a UFSM, porque nós não temos condições de fazer um isolamento satisfatório - disse Angélica.
Segundo ela, também pesou no adiamento do lançamento do edital a situação de pandemia que dificultaria o processo de seleção dos novos alunos beneficiados:
- A gente não tem como abrir o edital, porque vamos precisar inclusive fazer uma reorganização dos alojamentos provisórios. Antes a gente tinha uma concentração muito grande de estudantes nesse espaço, então teremos que rever, reavaliar e remanejar isso - explicou.
CORONAVÍRUS
A pró-reitora explica que cerca de 450 estudantes seguem morando nas Casas do Estudante I e II, no Centro e Camobi, respectivamente. Segundo ela, o protocolo de saúde estabelecido pela UFSM prevê que os moradores das CEUs sejam acompanhados periodicamente por profissionais de saúde e que, caso apresentem sintomas, sejam testados.
Angélica também garante que, até o momento, todos os testes realizados em moradores sintomáticos deram resultado negativo para a Covid-19.