educação

UFSM suspende editais para benefício socioeconômico e ingresso na Casa do Estudante

18.398

Os estudantes aprovados na Universidade Federal de Santa Maria(UFSM), pelo Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu), para ingresso no segundo semestre, não poderão concorrer ao benefício socieconômico (BSE) e consequentemente se candidatar a uma moradia nas Casas do Estudante (Ceu's) da UFSM. É o que anunciou a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Segundo a pró-reitora adjunta, Angélica Medianeira Iensen, a decisão pelo adiamento dos editais ocorre por causa da indefinição sobre o término do primeiro semestre, ainda em andamento. 

VÍDEO: UFSM continua sem previsão de retorno de aulas presenciais

Conforme Angélica, a Prae aguarda uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), conselho superior da instituição, que deve definir questões relacionadas à finalização do semestre em andamento, inicio do segundo semestre letivo e sobre a manutenção ou não de atividades de ensino remotas. Só após a reunião, que ainda não teve data divulgada, é que um novo edital deve ser lançado. Até lá, aos estudantes aprovados na instituição, resta esperar.

- A orientação para os que foram aprovados e para os que já moravam na casa do estudante antes é que não retornem, que não venham para a UFSM, porque nós não temos condições de fazer um isolamento satisfatório - disse Angélica.

Segundo ela, também pesou no adiamento do lançamento do edital a situação de pandemia que dificultaria o processo de seleção dos novos alunos beneficiados: 

- A gente não tem como abrir o edital, porque vamos precisar inclusive fazer uma reorganização dos alojamentos provisórios. Antes a gente tinha uma concentração muito grande de estudantes nesse espaço, então teremos que rever, reavaliar e remanejar isso - explicou.

CORONAVÍRUS 
A pró-reitora explica que cerca de 450 estudantes seguem morando nas Casas do Estudante I e II, no Centro e Camobi, respectivamente. Segundo ela, o protocolo de saúde estabelecido pela UFSM prevê que os moradores das CEUs sejam acompanhados periodicamente por profissionais de saúde e que, caso apresentem sintomas, sejam testados. 

Angélica também garante que, até o momento, todos os testes realizados em moradores sintomáticos deram resultado negativo para a Covid-19. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Aula presencial é liberada em mais 11 instituições de Santa Maria

Próximo

VÍDEO: UFSM continua sem previsão de retorno de aulas presenciais

Educação